sexta-feira, 31 de maio de 2013

AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, causado pelas emissões humanas de gases, e amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se auto-reforçam em realimentação positiva.
A maior parte do aumento de temperatura observado foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, emitidos por actividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação. Esses gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre no espaço. O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossóis atmosféricos, que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases do efeito de estufa.
O aumento nas temperaturas globais desencadeia outras alterações nos sistemas da Terra, incluindo a subida do nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas.

Prevê-se uma importante alteração futura.

















Grupo: Artem, Bruno, Guilherme, Rafael

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Exxon Valdez






O Exxon Valdez foi um  petroleiro que ganhou notoriedade a 24 de março de 1989, quando o navio encalhou na Enseada do Príncipe Guilherme na costa do Alasca.







Foram lançados ao mar 41 milhões de litros de petróleo que transportava, causando uma enorme maré negra. Em consequência, houve um grande desastre ambiental que levou à morte de centenas de milhares de animais. De acordo com as estimativas, cerca de 250.000 pássaros marinhos, 2.800 lontras marinhas, 250 águias e 22 orcas, além da perda de biliões de ovos de salmão.




Foi o segundo maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos, contaminando uma extensão de 1900 quilómetros.

 Acontecimentos como este infelizmente ocorrem em grande número e são considerados como as formas de poluição mais graves a nível global, trazendo graves prejuízos tanto a nível ambiental como económico para os países que depois gastam grande parte do seu PIB per capita a tentar remendar estes problemas.





Youtube:http://www.youtube.com/watch?v=MbjC9SMKClE

Trabalho Realizado por: Vasco Teles, Miguel Rico, Gustavo Carvalho, David Cavadinhas
Fonte: Wikipedia, Youtube e Manual "Viagens 9º ano"

terça-feira, 28 de maio de 2013


As chuvas ácidas


Como se formam
O consumo de combustíveis fósseis também origina a emissão de gases como o dióxido de enxofre e o óxido de azoto. Na atmosfera, esses gases reagem com o vapor de água e tranformam-se, respectivamente, em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que, dissolvidos na água da chuva, formam as chuvas ácidas.
São a América do Norte e a Europa  os continentes mais afectados pelas chuvas ácidas.

Trabalho realizado por: Joana Cabaço, Daniela Sequeira e Beatriz Matias

Alterações Climáticas



As alterações climáticas

O aumento do efeito de estufa origina alterações na distribuição das temperatura e da percipitação a nivel mundila, destacando-se:
  • a subida das temperaturas em quase todas as regiões e principalmente no hemisfério norte, a norte do circulo polar Árctico;
  • o aumento da percipitação em termos gerais, devido a uma maior evaporação nos oceanos.
Outras alterações provocadas pelo aumento do efeito de estufa estão relacionadascom a ocorrência de situações meteriológicas extremas, de um modo geral, mais frequentes e destruidoras, como é o caso das inundações, dos furacões, das ondas de calor, das secas, entre outras.


Trabalho realizado por:  Joana Cabaço, Daniela Sequeira e Beatriz Matias

sábado, 25 de maio de 2013

Preservação e proteção da água

O que fazer para preservar e proteger a água
O objectivo de preservar e proteger a água é aumentar a quantidade de água disponível para o consumo e evitar a poluição dos recursos hídricos, em que estes podem ser obtidos através de medidas como:

  • Poupança de água nos usos domésticos, indústrias e principalmente na agricultura;
  • Dessalinização (transformação de água salgada em água potável dos mares);
  • Construção de ETAR’S (Estações de Tratamento de águas Residuais);
                                                      Vídeo sobre a dessalinização




Ideias para poupar água no quotidiano

Casa de Banho:
  • Toma sempre duche em vez de banho e neste sê rápido e enquanto te ensaboas fecha a torneira;
  • Enquanto escovas os dentes fecha a torneira;
  • Opta por um autoclismo com o tipo de descarga económica onde poderás poupar mais água, caso não tenhas este sistema, opta por colocar uma garrafa no autoclismo para ocupar volume;

Cozinha:

  • Não laves a loiça com a água a correr, utiliza um alguidar ou até mesmo o lava-loiça para lavar a loiça;
  • Se vais lavar a loiça numa máquina de lavar a loiça, não a uses sem esta estar completamente cheia;
  • Não laves a roupa na máquina de lavar a roupa sem esta estar completamente cheia e se tens que lavar pouca roupa lava-a à mão;


No exterior:

  • Rega as plantas só mesmo quando necessário, se poderes rega com água de um poço ou de uma ribeira;
  • Se precisas de lavar o carro, opta por lavá-lo numa estação de serviço em vez de o lavares manualmente com a mangueira;

Trabalho Realizado por: Miguel Rico, Gustavo Carvalho, Vasco Teles e David Cavadinhas
Fonte: Manual "Viagens 9º ano"

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Desflorestação

  
A Desflorestação 

As Floresta tem como função manter o equilíbrio ecológico da Terra, preservando e purificando as águas doces, impedindo a erosão do solo, produzindo boa parte do oxigénio da atmosfera reciclando assim o gás de carbono, e contribuindo  também na regulação do clima e do regime de chuvas.

Atualmente cerca de 31% da superfície terrestre é ainda coberta por florestas, com aproximadamente 22% delas ainda intocadas.

Calcula-se que metade das florestas do mundo já tenham desaparecido, grande parte devido a ação do homem que corta milhares de hectares de floresta por ano de maneira a permitir:

  • A exploração da madeira para fins comerciais;
  • O consumo de lenha como fonte de energia, principalmente nos países em desenvolvimento;
  • A construção de habitações e infraestruturas;
  • O alargamento das zonas agrículas e pecuárias;



    
Recentemente  muitos países e organizações internacionais têm elaborado e executado programas e leis para conter o avanço da desflorestação, mas os seus resultados práticos têm sido relativamente pobres.

Se for mantido o atual ritmo de desflorestação, grande parte das espécies vivas do planeta que existem nas florestas serão extintas, e consequentemente a atmosfera sofrerá um grande aumento dos níveis de dióxido de carbono, problemas estes que não são levados em conta nos planos de desenvolvimento das nações, que permanecem presas principalmente a interesses económicos e políticos, destruindo assim lentamente o nosso mundo.


 
Provavelmente, se a mentalidade das pessoas não mudar, este problema só será levado a sério quando as árvores acabarem.






Trabalho realizado por: Vasco Teles,Miguel Rico,Gustavo Carvalho, David Cavadinhas
Fonte: Wikipédia e Livro "Viagens 9ºano"

sábado, 18 de maio de 2013


SMOG
Smog é um tipo de poluição atmosférica formada pela concentração de gases poluentes como o dióxido de carbono, na atmosfera  A palavra smog teve origem no século XX com a junção das palavras smoke e fog.
 
FORMAÇÃO:
O smog é formado pela combustão de combustíveis fósseis, mas principalmente pela queima de carvão em fábricas e da libertação do fumo dos carros.
CONSEQUÊNCIAS:
-Problemas respiratórios;
-Problemas visuais, como por exemplo, irritação nos olhos, olhos irritados e em casos extremos pode levar até à cegueira;
-Alterações no sistema imunitário;

Bibliografia:
Wikipedia.net
Google.com

Trabalho realizado por:
José Maria Camões
Diogo Sucena
Andriy
Miguel Couto



A ATMOSFERA


Importância da Atmosfera:

üProtege a superfície terrestre da queda de meteoros e das radiações UV;
üRegulariza as temperaturas;
üContém o oxigénio essencial à respiração.

Divisão:
üA Atmosfera divide-se em 5 camadas sendo que todas elas apresentam as suas próprias características. Essas características podem ser observadas na fig.1.
Fig.1

Temos ainda um documentário sobre a atmosfera feito pela BBC com 1 hora de duração se desejar assistir aceda a este link http://www.youtube.com/watch?v=m4qzIPzDpMg



Fonte- Manual Viagens e Youtube.
Grupo-David,Gustavo,Miguel e Vasco.

quinta-feira, 16 de maio de 2013


Chuvas ácidas


A chuva ácida é a designação dada à precipitação atmosférica, cuja acidez seja maior do o normal devido à concentração de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. A principal causa desta acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricas em enxofre e azoto que ao reagirem, na atmosfera, criam ácidos. Estas partículas são originadas pelas queimas dos combustíveis fósseis e de compostos de enxofre produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes em maior parte no carvão e no petróleo.
 

Quimicamente, chuva ácida não seria uma expressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbónico (H2CO3), mas para a Geografia toda chuva com Ph abaixo do N.T (Nível de tolerância (PH igual à aproximadamente 5,5)) é considerada ácida. 

Consequências:

A chuva ácida cuasa certos danos como a corrosão de monumentos e edíficios e destruição da fauna e da flora. Estas consequências ambientais levaram à adopção, de medidas restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre, obrigando à adopção de tecnologias alternativas e menos prejudiciais.
Estas medidas forma implantadas em grande parte dos países Europeus no âmbito de preservar os monumentos, a fauna e a flora presente nos mesmos.



Bibliografia:

Trabalho realizado por:
José Maria Camões
Andriy 
Bibliografia:

Trabalho realizado por:
José Maria Camões
Andriy
Diogo Sucena
Miguel Couto
Diogo Sucena
Miguel Couto






Prós e Contras das Barragens 

As barragens apesar de serem bastante importantes têm algumas adversidades. 
Com este trabalho queremos mostrar os prós e contras das barragens.












Prós

  • A produção de energia hidroelétrica
  • Diminuição de risco de inundação
  • Possibilidade da pratica de atividades aquáticas
  • Possibilidade de reservar água doce

Contras

  • Alto custo de construção
  • Devastação de áreas florestais
  • Interrupção das migrações de várias espécies marinhas que vão desovar.
  • Perda elevada de água por evaporação
Apesar de existir tantas adversidades quanto à construção de barragens, estas são bastante importantes para a vida do Homem.


Grupo: Artem, Bruno, Guilherme, Rafael


Ciclo da Água


Este vídeo explica o ciclo da água de uma forma bem clara que até um menino de três anos percebe. 







Grupo: Artem, Bruno, Guilherme e Rafael

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Chuvas ácidas

Chuvas ácidas

As chuvas ácidas são provenientes do aumento da poluição atmosférica.
Formação das Chuvas ácidas
Estas resultam da combustão de combustíveis fósseis libertando para a atmosfera gases poluentes como o Dióxido de Enxofre e óxido de Azoto.
Na atmosfera estes gases poluentes ao juntarem-se com o vapor de água, sofre uma reacção química transformando-se em  ácido sulfúrico e ácido nítrico, em que estes ao juntarem-se com a água da chuva, formam as chuvas ácidas.





Consequências das chuvas ácidas

Monumento afetado pelas chuvas ácidas
  • Queima das folhas e apodrecimento das raízes e dos troncos das árvores, sendo esta uma das causas da desflorestação;
  • Corrosão dos monumentos e edifícios;
  • Acidificação dos solos terrestres;
  • Acidificação dos solos aquáticos, mares lagos e oceanos que causam a morte de espécies deste mesmo ecossistema; 





Curiosidades: A América do Norte e a Europa são os continentes mais afectados pelas chuvas ácidas, principalmente devido ao seu elevado nível de industrialização e de desenvolvimento.



Trabalho realizado por: Miguel Rico, Gustavo Carvalho, Vasco Teles, David Cavadinhas
Fontes: Wikipédia e manual "Viagens Geografia"

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Camada de Ozono e a sua destruição



Camada de Ozono
O Ozono, localizado na estratosfera (camada de ozono), tem como principal função filtrar as radiações ultravioletas (UV) emitidas pelo Sol, evitando assim que grande parte desta radiação atinga a superfície terrestre.


Como ocorre a destruição da camada de Ozono
A Camada de Ozono tem cada vez mais tendência a diminuir principalmente devido ao uso dos CFC’S (clorofluorcarbonetos), tendo em conta que este não são os únicos destruidores da camada de ozono, havendo também os halons, tetracloreto de carbono, o brometo de metilo, entre outras substâncias.
Estas devido à sua estabilidade conseguem chegar até à estratosfera, quando presentes nesta, por a acção da radiação UV, são quebradas libertando assim átomos de bromo e de cloro, estes irão destruir milhares de moléculas de ozono.
Esta tendência tem vindo a aumentar cada vez mais, principalmente porque hoje em dia a grande parte de produtos, sobretudo os de higiene pessoal são compostos por CFC’S, sendo estes os mais utilizados e os mais conhecidos.


Problemas associados à destruição da camada de ozono
  • Problemas de saúde para os humanos nomeadamente o cancro da pele
  • O Degelo dos glaciares
  • Alterações nos diferentes ecossistemas
  • Extinção de espécies








Trabalho realizado por: David Cavadinhas, Miguel Rico, Gustavo Carvalho, Vasco Teles
Fonte: Youtube, Wikipédia, Manual "Viagens 9º ano"