quinta-feira, 16 de maio de 2013


Chuvas ácidas


A chuva ácida é a designação dada à precipitação atmosférica, cuja acidez seja maior do o normal devido à concentração de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. A principal causa desta acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricas em enxofre e azoto que ao reagirem, na atmosfera, criam ácidos. Estas partículas são originadas pelas queimas dos combustíveis fósseis e de compostos de enxofre produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes em maior parte no carvão e no petróleo.
 

Quimicamente, chuva ácida não seria uma expressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbónico (H2CO3), mas para a Geografia toda chuva com Ph abaixo do N.T (Nível de tolerância (PH igual à aproximadamente 5,5)) é considerada ácida. 

Consequências:

A chuva ácida cuasa certos danos como a corrosão de monumentos e edíficios e destruição da fauna e da flora. Estas consequências ambientais levaram à adopção, de medidas restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre, obrigando à adopção de tecnologias alternativas e menos prejudiciais.
Estas medidas forma implantadas em grande parte dos países Europeus no âmbito de preservar os monumentos, a fauna e a flora presente nos mesmos.



Bibliografia:

Trabalho realizado por:
José Maria Camões
Andriy 
Bibliografia:

Trabalho realizado por:
José Maria Camões
Andriy
Diogo Sucena
Miguel Couto
Diogo Sucena
Miguel Couto






Sem comentários:

Enviar um comentário