A Educação
A educação é um fator determinante para o desenvolvimento e a erradicação da pobreza. Proporciona mais oportunidades de emprego, contribui para a promoção da igualdade entre os sexos, para a saúde familiar, para a participação democrática e favorece ainda a consciência ambiental.
Um ambiente familiar alfabetizado favorece o desenvolvimento das crianças e tem um impacto positivo na duração da escolaridade e no nível de conhecimentos adquiridos.
O mundo apresenta grandes contrastes nos níveis de escolarização das diferentes regiões:
- nos países desenvolvidos existe uma escolaridade obrigatória alargada, poucos analfabetos, uma supremacia da mulher estudante trabalhadora face à mulher doméstica não escolarizada e um aumento do direito à igualdade de oportunidades;
- nos países em desenvolvimento a alfabetização tem vindo a crescer, mas ainda está longe do que seria desejável. As razões são múltiplas, destacando-se o facto de as famílias serem numerosas e os filhos constituírem mão de obra, quer em trabalhos domésticos e rurais quer em fábricas e indústrias, onde as condições são precárias e o salário é muito baixo. O trabalho infantil é uma realidade difícil de combater. Para aumentar o nível educacional das crianças, a UNESCO sugere a abolição das taxas escolares e a atribuição de um subsídio aos mais pobres para minimizar os riscos de trabalho infantil. A falta de professores qualificados nestes países também é apontada como um sério entrave à escolarização da população.
Fonte: Manual Faces da Terra
Grupo: Ana Lúcia; Cláudia Cardoso; Mariana Rocha