A Fome
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo tornaram-se verdadeiramente chocantes. A pobreza não para de crescer e a ONU, em 2007, aponta para a existência de 307 milhões de pessoas pobres no Mundo. A ONU calcula ainda que, nos últimos 30 anos, o número de indivíduos que vivem com menos de um euro por dia duplicou nos países menos desenvolvidos. A fome é pois um fenómeno real.
As causas desta situação podem ser naturais ou humanas:
- causas naturais: temperaturas cada vez mais elevadas, episódios de secura extrema ou de precipitação intensa, longos períodos de seca, inundações, terramotos e pragas;
- causas humanas: instabilidade política e guerra, ineficácia e má administração dos recursos naturais, deficiente planeamento agrícola, difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores pouco ou nada especializados, grandes dívidas externas, distribuição injusta da riqueza e uma população sempre a crescer. Pode também referir-se que algumas multinacionais ocupam as regiões pobres mas utilizam tecnologias próprias e o lucro reverte em seu próprio benefício. Dessa forma, não geram riqueza para essas regiões.
Sem comentários:
Enviar um comentário