segunda-feira, 3 de junho de 2013

A poluição trata-se de um problema mais grave, principalmente nos locais de maior ocupação humana, a poluição pode ter diferentes origens:
                         
                        Poluição por efluentes domésticos:
Os efluentes domésticos são uma das maiores fontes de poluição dos cursos de água, com um elevado número de componentes domésticos, e uma grande variedade de bactérias e vírus. Do volume total de água residuais produzidas em Portugal, uma grande parte volta aos cursos de água sem qualquer tratamento.
                         
                        Poluição por efluentes industriais:
Os efluentes industriais podem conter elevadas cargas tóxicas e teores emmetais pesados, como por exemplo o mercúrio. As água usadas nas mais diversas actividades industriais, são contaminadas com um número elevado de produtos químicos perigosos para a saúde pública, estas águas são muitas vezes lançadas nos cursos de água sem qualquer espécie de tratamento, mas no caso de serem tratadas, podem sempre vir a alterar sempre algo no meio que as acolhe, como por exemplo provocar desequilíbrio nos ecossistemas devida às diferenças de temperatura entre a água existente no curso de água e a água lançada para o mesmo.
Os valores mais altos de efluentes industriais lançados na rede hidrográfica, correspondem a zonas fortemente urbanizadas e industrializadas, tais como Vale do Tejo e o litoral, mais especificamente entre Viana do Castelo e Aveiro.
                         
                        Poluição por efluentes da actividade pecuária:
Os efluentes da actividade pecuária são também grandes poluidores dos cursos de água, superficiais e subterrâneos, a sua composição e efeitos são em tudo bastante semelhantes aos efluentes domésticos, mas no entanto uma exploração pecuária pode produzir uma quantidade de resíduos equivalente à de uma população de dimensões médias.
                         
                        Poluição por efluentes agrícolas:
Os efluentes agrícolas, são compostos essencialmente por produtos químicos, sobretudo pesticidas, e fertilizantes ricos em nitratos e fosfatos, dissolvem-se na água da rega e das chuvas e assim contaminam extensas áreas de cursos de água e solos.


A agricultura é a actividade que mais contribui para a contaminação e deterioração das águas subterrâneas e das águas superficiais, através da escorrência superficial.

Trabalho realizado por:
-Ana Lúcia
-Cláudia Cardoso
-Mariana Rocha 

Sem comentários:

Enviar um comentário